Tear da Psicologia:

Tear da Psicologia:

A Saga do Herói:  A adolescência e a construção do seu ser no mundo
(por Simone Prado Ribeiro)



Para entendermos um pouco melhor sobre a adolescência, pensemos, antes de tudo, em uma epopeia[1] cujo herói deixará o seu povo e sua cidade e que, para chegar ao seu destino, precisasse fazer uma viagem por longos mares revoltos, cheios de monstros marinhos gigantes que se levantariam em determinados pontos desse mar e que exigiriam habilidades, valentia e muita coragem desse herói no seu enfrentamento, nessa jornada rumo ao desconhecido.

Nesse sentido, e fazendo uma analogia as aventuras do herói[2], a passagem da infância para a adolescência será marcada por grandes transformações, a começar por sua forma corporal cujos hormônios modificarão esse corpo infantil, transformando em outro: não terá mais o aspecto infantil, mas um corpo que será desejado sexualmente no meio social ao qual circula. O seu ego, até então infantil, será transformando por uma nova maneira de ver o mundo. Na busca de autonomia e liberdade, largará (simbolicamente) o convívio de pai e mãe e partirá rumo à independência física, financeira e que, para tanto, novas batalhas serão travadas: agora são as exigências da sociedade e a busca de responsabilidades que também lhe proporcionarão dores.

Se pensarmos em mitologia, jornada, monstros e heróis, a fase da adolescência também possui toda essa jornada em que o lugar de conforto será confrontado com novas aventuras: a transcendência do morrer para si (no caso, o ser infantil) para vir o novo. Portanto, a adolescência é como uma saga, uma viagem, uma aventura em que, nessa ida, ele nunca voltará igual. O mito é ancestral e também atual porque tem a ver com a existência, valores eternos que significam a vida.

Logo, esse rito de passagem com todos os seus componentes e a análise desse arranjo é de grande importância para a Psicologia na compreensão do ser humano em como ele constrói a sua realidade, como percebe o mundo e qual é o seu papel nele.





[1] Epopeia –   poema épico, extenso, o qual são narrados  as aventuras, as guerras, as viagens e as vitórias de um herói.
[2]'O poder do mito' é  fruto de uma série de conversas mantidas entre Joseph Campbell e o jornalista Bill Moyers , compondo o capítulo “A jornada do Herói”.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

CAMPBELL, J. O poder do Mito, in: A saga do Herói. Ed. Phala Athena, 1988. p. 137-148

0 Leia Mais
0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela leitura! Esse é um espaço para opiniões e debates, aproveite e comente!