Tear da Psicologia:

Tear da Psicologia:

Teoria das Representações Sociais- Serge Moscovicci
( por Simone Prado)

A teoria das Representações Sociais, do psicólogo Serge Moscovici (2005), introduzidas na Psicologia Social, permite uma pesquisa, um estudo particular na intenção de entender a comunicação e os saberes do senso comum e como se realiza o conhecimento e a sua disseminação em um grupo ou comunidade.
Ao analisarmos o ser humano, este, por sua vez, se insere a um grupo; e no estabelecimento das relações desses dois componentes se encontra um terceiro: a linguagem que, por sua vez, esta seria como uma liga fazendo a conexão de tais elos. É a partir da linguagem que se formaria uma estrutura – contendo os três elementos anteriormente citados - de onde partiriam as trocas de conhecimentos, pensamentos sobre algo e aquilo que mais interessa na teoria das representações sociais: como se dá a relação cotidiana desse grupo então formado e qual é o pensamento predominante que lidera a imaginação desse grupo.
A imaginação preponderante do senso comum, de um modo geral, também o serve de crença. Essa crença, por sua vez, não há, na maioria das vezes, uma reflexão crítica sobre determinada ideia. Ao conhecimento se deposita um determinado valor que o consagra, ele será emitido e aceito ou não pelo grupo, comunidade, etc. Esse conhecimento partilhado também conduzirá aspectos subjetivos que alcançará o comportamento desse grupo de pessoas. As análises desse arranjo e´ o que importa ao estudos  das Representações Sociais. É uma ferramenta teórica de grande importância na atuação do psicólogo social comunitário em suas intervenções na comunidade. Por exemplo: Analisar  quais as representações sociais de determinado grupo de idosos, de uma dada região, cujo  número de  contaminação pela AIDS nessa faixa etária está crescente. Que pensamento predomina nesse grupo?

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
Moscovici. S. Representações Sociais: Investigação em Psicologia Social, Ed. Vozes, 2005. p. 193-197.
Eis um vídeo bastante interessante e que explica bem as Representações Sociais, de Moscovici.


0 Leia Mais
0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela leitura! Esse é um espaço para opiniões e debates, aproveite e comente!